quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Daniel Migliavacca


“Como fosse um par que/Nessa valsa triste/Se desenvolvesse/Ao som dos Bandolins...” – é com esse trecho da canção “Bandolins” de Oswaldo Montenegro que o Balaio Contemporâneo faz uma entrevista com Daniel Migliavacca, um dos grandes músicos esperado na Feira de Música Brasil que vai acontecer entre os dias 9 e 13 de dezembro na cidade do Recife.

Balaio Contemporâneo - Como a música começou na tua vida?

Daniel Migliavacca - Quando eu tinha 12 anos ganhei um cavaquinho de presente da minha mãe e comecei a fazer aulas numa escola perto de casa. Na época ainda morava em São Paulo e tinha pouquíssimas referências musicais na minha casa. Com o tempo fui gostando de estudar e acabei me interessando inicialmente pelo samba. Mais tarde passei a me interessar pelo choro e outros tipos de música e também comecei a buscar professores particulares para me aperfeiçoar.

Balaio Contemporâneo - O que fez você mudar do cavaquinho para o Bandolim?

Daniel Migliavacca - Quando comecei a me interessar pelo choro eu sentia dificuldade de tocar algumas músicas no cavaquinho por causa da extensão do instrumento, principalmente o repertório do Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. Em 2003, já morando em Curitiba, descobri o bandolim através de um amigo e vi que conseguia tocar tudo o que eu queria com aquela afinação e aí não parei mais de estudar e acabei adotando o bandolim como meu principal instrumento. Inicialmente fiz algumas aulas com o Cláudio Menandro, que é um grande músico que mora em Curitiba, e depois continuei estudando sozinho.

Balaio Contemporâneo - Como foi ganhar o primeiro lugar no "Prêmio Nabor Pires Camargo" em São Paulo, como melhor instrumentista?

Daniel Migliavacca - Fiquei muito feliz. Foi muito bom participar deste concurso, pois além do prêmio foi uma grande possibilidade de alargar os contatos musicais com outros músicos. Um exemplo disso foi o violonista de São Paulo, Alessandro Penezzi, que eu conheci no Nabor e agora ele participou como convidado em uma faixa do meu primeiro CD "Bandolim".

Balaio Contemporâneo - No Brasil a música instrumental é pouco valorizada. Como você lida com isso? E por que fazer música desse tipo?

Daniel Migliavacca - Infelizmente essa é uma realidade, mas acredito que sempre haverá espaço para a boa música, seja ela instrumental ou não. Acho que o grande desafio é fazer com que essa música chegue até as pessoas porque muitas vezes as pessoas acabam consumindo o que está ao seu alcance, ou seja, o que está na TV, no rádio, etc. Considero a internet uma grande aliada nossa, pois temos como levar essa música até as pessoas de maneira mais direta. Eu faço música instrumental primeiro pelo fascínio que tenho pelo bandolim e também porque acredito na força que essa música tem de emocionar as pessoas.

Balaio Contemporâneo - Você tem influência musical? Quais?

Daniel Migliavacca - Tenho muitas influências e tudo que eu escuto me influencia. Como bandolinista estudei muito com as gravações do Jacob do Bandolim e do Luperce Miranda. Mas também gosto muito do Joel Nascimento, Izaías Bueno de Almeida, Armandinho Macedo e Hamilton de Holanda.

Ouço muita música todos os dias e tenho muitos discos do Radamés Gnáttali, Hermeto Pascoal, Laércio de Freitas, Dominguinhos, Baden Powell, Pixinguinha, Sivuca, Garoto, Fundo de Quintal, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Villa Lobos, Egberto Gismonti, Tom Jobim, Paco de Lucia, Bach, Vivaldi, e por aí vai...

Balaio Contemporâneo - Sabemos que você foi selecionado para participar da Feira de Música Brasileira, aqui em Recife. Você já fez show no Recife ou Nordeste? Quais são suas expectativas? O que os recifenses podem esperar do seu show?

Daniel Migliavacca - Nunca toquei no Nordeste. Estou muito ansioso para tocar e participar dessa Feira que é um evento sério e que reúne tanta gente diferente. Pra mim será um privilégio e uma responsabilidade representar um pouco da música instrumental brasileira e do meu instrumento, o bandolim.

O show será baseado no repertório do meu primeiro CD solo chamado "Bandolim" que eu lancei em outubro desse ano em Curitiba. Tem algumas composições minhas e alguns arranjos próprios de "A ginga do Mané" e "Receita de Samba" do Jacob, "Fuga para o Nordeste" do Dominguinhos e "Tico-tico no fubá" do Zequinha de Abreu.

Para esse show eu convidei três grandes músicos e amigos com quem já toco a algum tempo que são o Denis Mariano e o Vina Lacerda na percussão e o Vinícius Chamorro no Violão 7 cordas.

***

Agenda:

Dia 11 de dezembro – Feira de Música Brasil - Recife

Onde Encontrar:

Myspace - Orkut

1 comentários:

Eu, Você e Maria disse...

Genial!
Artistas curitibanos ganhando horizontes.

Belíssima entrevista!