domingo, 13 de setembro de 2009

Fernanda Batista

Os desenhos típicos da cultura pernambucana chamam a atenção de todos que passam pelo pequeno ateliê de Fernanda Batista. Seus traços são delicados, coloridos e criativos e tem uma marca que é a presença de um sorriso no rosto de cada personagem. Quem olha se encanta primeiramente por seu talento, mas se para e conversa com e própria criadora, se encanta mais ainda.

Fernanda recebeu o “Balaio Contemporâneo” de forma muito à vontade numa segunda-feira pela manhã e conversamos durante mais de hora, num papo agradável e regado de histórias interessantes que aconteceram durante os quase quatro anos que está no Shopping Paço Alfândega, no bairro do Recife Antigo, beirando mar e rio.

Sua história é incrível por que é justamente um exemplo de como as pessoas depois de muito tempo podem descobrir uma atividade sobre a qual nem pensavam em realizar – no seu caso, a pintura - e hoje não se enxergam mais sem ela. Fernanda começou cursando Nutrição, onde abandonou o curso quando arrumou emprego e se formou em Secretariado. Depois de 19 anos saiu do trabalho que era seu mundo e foi descobrir na pintura uma espécie de terapia, como ela mesma disse.

A princípio era somente um presente para um amigo – um jogo de copos para caldinhos -, mas com grande incentivo da família e de amigos próximos, ela foi convidada para abrir seu ateliê no Paço. Este ano completará lá, em Outubro, quatro anos de muito sucesso e realização pessoal. Para ela, é importante ter prazer naquilo que faz, e por isto, seu trabalho não é somente voltado para o lucro, mas também pelo gosto em pintar louças e caixas lindíssimas, além de fazer muitos amigos.

No mesmo banquinho em que estávamos sentadas, ela nos contou que já recebeu muitas pessoas que ali passaram somente para ver sua arte ou comprar algo e acabam sentando e tomando cafezinhos enquanto conversam; Fernanda consegue passear por todos os assuntos e manter a simpátia com suas histórias. A proposta é que nas conversas sempre alguém saia com algo que foi dito, não importa quem. Como ela falou: “Cada um tem sua missão."

Vale à pena passar por lá, seja para comprar, seja pra conversar; além de valorizar a rica cultura pernambucana com peças lindas, uma boa conversa também é sempre bem-vinda e temos certeza que ela não negará isto.

Onde encontrar:
Ateliê Fernanda Batista - Paço Alfândega - Recife/PE

Contatos:
0**81-32241047/ soaresbatista@bol.com.br




4 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso o trabalho da Fernanda Batista, com essa entrevista a gente se sente em casa. Nota 10000000

Juli disse...

As severinas estão arrasando no seu babalio de novidades e pessoas talentosas!Continuem assim meninas!
:*

Sophia Monteiro disse...

adoorei o atelie dela, muito interessante. E as caixinhas são lindas demais, poxa. ela tem muito talento mesmo. =D fiquei com vontade de comprar uma caixinha daquelas.. hihi isso porque nem paramos pra olhar com mais calma. ;]

parabééns, estão arrasando.
beijos

F.Fel disse...

Terrinha abençoada a nossa! Viva o balaio e viva os novos talentos..!
Há braços!!!!!