sábado, 29 de agosto de 2009

A arte de Eliane Brum

"Todo o meu olhar sobre o mundo é mediado por um amor desmedido pelo infinito absurdo da realidade" - Eliane Brum

Para quem ainda não a conhece, Eliane Brum é jornalista e escritora, reconhecida por suas narrativas ricas em sensibilidade. Eliane iniciou sua trajetória no jornal "Zero Hora", de Porto Alegre e desde 2000 é repórter especial da revista "Época", em São Paulo e uma das mais premiadas jornalistas brasileiras.

A jornalista é autora de três livros, o último deles "O olho da Rua” (editora globo), o livro reune textos já publicados com comentários inéditos sobre o processo de desenvolvimento da reportagem. Eliane tem um jeito muito peculiar de mostrar o lado humano de uma reportagem - de rua - em especial. Apesar de muitos jornalistas acharem que depois de muito tempo na rua, o profissional perde a sensibilidade, em Eliane isso tem o efeito contrário, se torna cada vez mais sensível em cada nova experiência.


No livro "O olho da Rua" a jornalista escreve sobre o cotidiano das pessoas que não tem voz na grande mídia. Ao ler suas reportagens percebe-se que há um grande destaque no relato que diz respeito à vida de pessoas comuns, sem espaço na arquibancada da vida. A partir de seu olhar e da seleção de suas palavras essas pessoas passam a ocupar o camarote.

É muito interessante que esse livro possa ser lido por qualquer profissional ou estudante de comunicação, tanto o curso de Relações Públicas, onde os graduados precisam aprender a ouvir os diversos públicos. Na Publicidade e Propaganda que é de extrema importância desenvolver a entrevista qualitativa, para compreender o que é melhor para o público, no radialismo onde o profissional precisa transmitir informação, além do que é muito importante estar em contato com os diversos espaços na sociedade. E claro, o estudante de jornalismo que ao ler o livro poderá aprender sobre a arte de realizar entrevistas com delicadeza.

O livro além de chamar atenção pelo título “O olho da Rua”, também chama atenção pela capa, um olho no muro branco. É um livro cativante em toda sua essência, é muito mais que um livro de entrevistas. Eliane nos coloca frente aos acontecimentos e escreve como uma jornalista literária. São histórias surpreendentes, cheias de simplicidade e realidade.

Fica aqui um pouco sobre a escritora/jornalista Eliane Brum, e seu livro de suma importância, não só para os comunicadores, mas também para toda sociedade que queira saber um pouco mais sobre o outro lado da "rua".

***

Eliane Brum fala sobre seu livro "O Olho da Rua"


2 comentários:

Juliana disse...

Gostei da sugestão e do texto, estão muito bem feitos!
Parabéns para o balaio, por nos mostrar pessoas fantásticas e originais.
Beijos às 'Severinas'!

Joéliton Santos disse...

Olá.
Adorei conhecer mais uma escritora linda e talentosa.
Quero ler esse livro.
Desejo sucesso e paz para você, queria.

Bjoosss