domingo, 25 de outubro de 2009

Juliana Fumero

Nosso foco hoje está direcionado para uma menina que tem um olhar poético e sensível para captar imagens de pessoas e do cotidiano. Formada em Comunicação Social, Juliana Fumero é fotografa e editora de vídeo.

“No início comecei clicando um pouco aqui, depois um pouco ali e de repente me vi completamente apaixonada pela fotografia. Hoje não consigo me imaginar longe de uma câmera fotográfica. Através das imagens, podemos contar diversas histórias, relatar descasos, evidenciar fatos do dia-a-dia, enfim, podemos traçar quase um perfil de onde vivemos, visitamos ou mesmo que presenciamos. Cada qual com seu olhar particular sobre o mundo, as pessoas e porque não os sentimentos. ”- diz Ju Fumero.

Ela acredita na exclusividade do retrato, pelo fato de cada um deles ter seu momento eterno que não se repetirá, assim como o tempo. Tem uma preferência maior por fotos coloridas, acha complicado acertar a mão na fotografia em preto e branco, apesar de admirar e saber do peso que a fotografia P&B carrega quando se trata da dramaturgia da cena.

Quando perguntamos sobre um conselho para as pessoas que estão começando nessa área da fotografia, ela afirma que não se senti a pessoa mais indicada a responder essa pergunta, pelo fato de não sobreviver da fotografia, mas ama cada momento que fotografa. E ressalta:
Eu pessoalmente acho, que as coisas sejam elas quais forem, só dão certo quando se faz com amor e com muita paixão. Quando se tem um frio na barriga, ou quando se tem a sensação de paz e tranquilidade. Momentos difíceis sempre existirão, por isso resta-nos buscar o que de fato preenche nossa vida e o que nos satisfaz. Sucesso, dinheiro, fama... São consequências para uns, sub-refúgios para outros, banais ou imprescindíveis para outros mais”.

Por fim, agradeceu pela oportunidade, falando dos benefícios que a internet nos trás, e que ficou feliz em alcançar seu objetivo: “Saber que de alguma forma, minhas fotos fizeram o papel que gostaria que fizessem: serem observadas, sentidas, criticadas, admiradas.”

Os Fotógrafos que ela admira, e que recomenda, estão em seus favoritos, no seu flickr.



Também possui um blog, onde coloca pensamentos pessoais, e claro, algumas de suas lindas fotografias.























1 comentários:

Ju Fumero disse...

Adorei!
Esqueci de mencionar que a 1ª foto (da minha pessoa) é do fotógrafo TLMELO.
Faltou os créditos!!!!

Abração